GRAFISMO NO BARROCO

Vamos agora falar um pouco sobre o último período Renascentista denominado de Barroco. Este período é reconhecido por ter sido uma época de contraste em comparação ao restante período até agora falado. Foi uma época exuberante, teatral, dramática...ao contrário do equilíbrio, racionalismo e lógica até agora falado.

Um dos grandes objetivos da arte barroca era juntar os temas fé e ciência. Por esse motivo é muito comum ver nas pinturas desta época divindades mitológicas com formas humanas juntamente com homens e mulheres comuns...

Duas grandes características desta época barroca são a pintura dos contrastes, chamada de “culto do contraste” onde é recorrente os artistas juntarem na mesma pintura os extremos: jovens e velhos, o divino e o profano, o céu e a Terra, o pecado e o perdão...e o pessimismo onde vemos nas pinturas o retrato do sofrimento, da miséria e da dor humana...como vos disse há pouco sobre esta época...dramática!!

Para dar ainda mais realce a todas esta emoções, a arte barroca é reconhecida pelo uso quase excessivo da técnica do claro-escuro e de uma outra técnica com um nome em francesa chamada de “trompe l’oeil” que significa “enganar o olho”, utilizada na pintura de grandes edifícios, como é o exemplo das igrejas.

Esta técnica utilizada nesta época é muito engraçada! A pintura em perspetiva é utilizada aqui de uma maneira tão perfeita que dá a sensação que estamos a olhar para um objeto a três dimensões…quase que não nos apercebemos de onde começa a arquitetura e onde termina a pintura, ou vice-versa.

Como podem ver este foi um dos períodos mais ricos para a História da Arte, quer no legado de obras artísticas deixadas pelos inúmeros artistas que surgiram nesta época, quer pelas técnicas descobertas e materiais utilizados na construção das obras.

Saimos deste período mais rico em sabedoria e conhecimento!

Vamos então esticar-nos mais um pouco e viajar ali até ao Séc. XVIII, uma época cheia de reis e rainhas…e muita vaidade!

bARROCO EM famalicão

"Anjos Músicos"

O painel dos "Anjos Músicos" é um fragmento de pintura que foi encontrada na Igreja do Mosteiro de Landim, mais precisamente no coro alto. É uma obra de inestimável valor histórico, datada de finais do século XV princípios de XVI. Este painel, no entender do Prof. Doutor Vítor Serrão, obra atribuível ao pintor de Guimarães, mais conhecido pelo "Mestre Delirante", epíteto que se deveu ao brilho cromático das suas composições. O fragmento é composto de uma só tábua em madeira de castanho, para além desta, existe uma outra, com alguns vestígios de policromia uma vez que a restante foi retirada a enxó.

A ARTE barroca PELO MUNDO

BARROCO SETUBAL 1.jpg

museu do barroco

Setúbal, PORTUGAL

Instalado na Casa do Corpo Santo, um palácio do século XVII-XVIII que foi sede da antiga Confraria dos Navegantes, armadores e pescadores de Setúbal, o Museu do Barroco situa-se no centro histórico da cidade, junto à Igreja de Santa Maria.
O interior é decorado com painéis de azulejos barrocos em tons de azul-cobalto, retratando o lazer e o quotidiano da aristocracia, de que são exemplo as cenas de caça. Destacam-se, ainda, os tectos pintados setecentistas da sala do Despacho e do Vestíbulo, o piso de tijoleira que alterna com azulejos de figura avulsa, e a Capela totalmente forrada com talha dourada.
Resultante da anterior utilização deste palácio, encontra-se aqui também uma exposição permanente de instrumentos de ciência náutica reunindo mais de cem peças pertencentes à colecção Ireneu Cruz, que constituem uma homenagem à história marítima da cidade de Setúbal.

Puebla-te-ayuda-a-dominar-el-Barroco2.jp

museu internacional do barroco

Puebla, MÉXICO

O enorme patrimônio cultural de Puebla e do México serve como foco para descrever esse período essencial da história mundial e os princípios da estética barroca, bem como seu impacto em todas as esferas da sociedade européia e latino-americana nos séculos XVII e XVIII.
O conteúdo do Museo Internacional del Barroco é o resultado do planejamento da melhor maneira de abordar o assunto e transmitir suas mensagens aos visitantes através das próprias línguas barrocas, para transmitir direção, coerência e identidade aos elementos do design da exposição, o conteúdo didático e o audiovisual de última geração.

prado1.jpg

MUSEU NACIONAL DO PRADO

Madrid, ESPANHA

O Museu Nacional do Prado, desde que foi inaugurado em 1819 e ao longo de sua história centenária, cumpriu a alta missão de preservar, exibir e enriquecer todas as coleções e obras de arte que, estreitamente ligadas à história da Espanha , constituem uma das mais altas manifestações da expressão artística de reconhecido valor universal.

Städel_1.jpg

museu Städel

Frankfurt, ALEMANHA

O Städel é um museu de arte de Frankfurt am Main, sendo um dos mais importantes da Alemanha. O Städel abriga 2.700 pinturas e uma coleção gráfica de 100.000 desenhos e impressões bem como 600 esculturas, cobrindo cerca de 700 anos de história da arte européia. É dividida nos departamentos de Pintura e Escultura, Desenho e Artes Gráficas, e Restauro.

arte: ontem e hoje

fintan magee58083148377290cbe8dfa66c510f

Fintan Magee

Fintan Magee é um artista de rua australiano conhecido pelos seus murais em toda a Austrália e no mundo. Nascido em Lismore New South Wales, cresceu em Brisbane, ganhando reputação como escritor de graffiti antes de obter um diploma de artes plásticas e se mudar para Sydney.

No seu trabalho usa como temas as suas experiências pessoais como as inundações de 2011 em Brisbane, mas também questões mais amplas, como as mudanças climáticas e a crise dos migrantes.

Recebeu aclamação nacional pelo seu mural representando Felix Baumgartner em Brisbane , e tem participado em vários festivais de arte pública tanto na Austrália como pelo mundo. Juntamente com outros artistas de rua reconhecidos da Austrália, Magee contribuiu para o programa "First Coat" de Toowoomba . 

oficina

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Rua Dr. Francisco Alves 1058 ,  4770-435  Requião ,  Vila Nova de Famalicão , Portugal     |    geral@acasaaolado.com    |    252 115 448 -  934 841 129